" Ide por todo o mundo e pregai o evangelho
          Marcos 16:15
Jesuseapalavra.com
Copyright©Todos os Direitos Reservados 2007-2018 Jesuseapalavra.com
Marcos 16:15
Revistas
A Verdade Que Liberta
Casamento Perigoso
Há mais de 150 anos a discussão está em pauta.quando Charles Darwin,um naturalista britânico,convenceu a comunidade científica a respeito da seleção natural como processo de desenvolvimento da vida,o mundo se dividiu.A ideia de Darwin resultou no que conhecemos hoje como "teoria da evolução",segundo a qual todos os seres vivos se desenvolveram a aprtir de ancestrais comuns.
    A combinação de diversas estimativas indica que hoje de 2 a 8 % da população mundial seja composta de ateus,secularizados ous em religião.Nesse grupo,praticamente todos acreditam na teoria da evolução como modelo possível para o desenvolvimento dos seres vivos.Essa teoria foi a desculpa perfeita para aqueles que desejavam tirar Deus de sua vida.Sem duvida,a teoria de Darwin foi o instrumento para afastar milhões de pessoas da Bíblia e do Criador.Para elas,a Bíblia é apenas um livro de estórias,parábolas e alegorias.
    Por outro lado,grande parte do mundo cristão sempre se opôs à teoria da evolução por considerá-la diretamente oposta ao relato bíblico.Para os cristãos,em geral,a Palavra de Deus  bastante clara ao responder à pergunta de onde viemos:"No princípio,criou Deus os céus e a Terra" (Gênesis 1:1).Assim começa a Bíblia,apresentando a origem divina do mundo e dos seres vivos.
    Nas ultimas duas décadas,porém,a discussão vem se tornando mais complexa porque uma terceira alternavia  tem cativado tanto religiosos quanto cientistas.SEria possível harmonizar a existência de Deus com a teoria da evolução?E se você lesse por aí que Deus é o autor da evolução e que,ao longo de bilhões de anos,ele tem trabalhado para criar o universo,este mundo e o ser humano?Isso faria sentido para você?Afinal,quem está com a verdade?A Bíblia,a teoria da evolução ou as duas coisas?
    Vamos um pouco além.E se os que defendem a ideia de que Deus é o autor do processo evolutivo forem importantes e respeitados líderes religiosos?O que você diria?Continuaria a crer na Bíblia e na literalidade da narrativa de Gênesis ou passaria a tentar harmonizar Darwin e Deus?
    Nos ultimos anos,muitos grupos cristãos têm se pronunciado em e favor da teoria da evolução e da ideia do Big Bang,não vendo contradições entre elas e a Bíblia.Para boa parte da comunidade científica,a expansão do universo se du a partir do Big Bang,uma explosão há cerca de 13 bilhões de anos.Por sua vez,a teoria da evolução trata com a maneira como os seres vivos se desenvolveram,ao longo de processos evolutivos,de adaptação ao meio ambiente e de seleçãonatural.
    Em 2014,vários jornais no mundo inteiro noticiaram o que o para Francisco declarou,em 27 de outubro:"Quando lemos a respeito da criação em Gênesis,corremos o risco de imaginar que Deus era um mágico,com uma vainha mágica capaz de fazer tudo.Mas isso não é assim." Com isso,ele indicou que o cristianismo pode conviver muito bem com a teoria de Darwin.O papa Bento XVI já havia afirmado,em 26 de junho de 2007,que,"o debate entre criacionismo e evolucionismo é um absurdo,já que a teoria da evolução pode coexitir com a fé".Em 1950, o papa Pio XII já descrevia a evolução como uma abordagem válida do desenvolvimento humano,na encíclica Humani Generis.
    Em março de 2009,o jornal O Caminho,de uma igreja protestante tradicional,também se pronunciou em favor do evolucionismo,afirmando ser 'possível ver na teoria da evolução das espécies a presença permanente do ato criador de Deus ao longo de milhões de anos".Também me 2009,a Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos publicou que "muitas denominações religiosas aceitam que a evolução biológica tem produzido a diversidade dos seres vivos ao longo de bilhões de anos da história da Terra".Um dos mais respeitados pensadores evangélicos dos Estados Unidos,Mark a. Noll,professor na Universidade de Notre Dame,tem afirmado qeu os cristãos precisam ler o livro de Gênesis à luz da teoria da evoluço,que,segundo ele,mostra a maneira de Deus criar as coisas.
    Como podemos perceber,muitas denominações cristãs e correntes religiosas tentam compatibilizar duas ideias bem diferentes.Na concepção de boa parte dos cristãos,porém,evolucionismo e criacionismo são teorias antagônicas.Como harmonizar notas tão dissonantes?Esse é,sem duvida,um casamento perigoso.
    A ideia de Deus usar a evolução,deixando que o tempo de milhões de anos fizesse todo otrabalho criador,não faz sentido.aliás,por definição,explosões destroem,não constroem;e,se deixadas ao acaso,as coisas se desintegram em vez de se organizarem de forma complexa.
    Seria essa uma tentativa de torna a fé mais racional?Acredito que sim,mas de maneira equivocada.
    É verdade que existem muitas religiões totalmente ajustadas com a ideia evolucionista,como o espirituismo Kardecista e o racionalismo cristão,além do hinduísmo e do budismo que não entram em choque com o evolucionismo nem com qualquer outro conhecimento dito científico.O que causa surpresa é o fato de cristãos professos sugerirem que o Éden e a criação,como descritos em Gênesis 1 e 2,sejam apenas um mito ou uma alegoria e rebaixá-los à condição de relato simbólico,em vez de literal e histórico.
    Uma coisa é certa:a teoria da evolução de fato invalidaria a visão histórica do relato bíblico da criação e da origem da vida.É exatamente essa dimensão histórica e literal do relato bíblico que os cristãos não podem descartar.Negar o Gênesis implica desconsiderar toda a Bíblia;é negar Deus como criador e mantenedor direto de todas as coisas.O livro de Gênesis apresenta um relato histórico,e não alegórico ou simbólico como alguns afirmam.Assim,evolução das espécies e criação bíblica não se harmonizam.Juntá-las é oficializar um casamento desastroso.
    Diante da seriedade do assunto,devemos examinar o que a Bíblai e o próprio Cristo têm a dizer sobre a origem de tudo o que conhecemos.Ao longo de toda a Bíblia,Deus é apresentado como o criador direto de todas as coisas.Veja alguns textos:
    "E abençoou a Abrão,dizendo:'Bendito seja Abrão pelo Deus Altísimo,Criador dos Céus e da Terra'" (Gênesis 14;19, NVI)
    " Não sabes,não ouviste que o terno Deus,o Senhor,Criador dos fins da Terra,nem se cansa,nem se fatiga?Não se pode esquadrinhar o Seu entendimento" (Isaías 40:28)
    "Porque assim diz o Senhor,que criou os céus,o Deus que formou a Terra,que a fez e a estabeleceu;que não a criou para ser um caos,mas para ser habitada" (Isaías 45:18)
    " Porque,em seis dias,fez o Senhor os céus e a Terra,o mar e tudo o que neles há e,ao sétimo dia,descansou;por isso,o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou" (Êxodo 20:11)
    "Pela fé,entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus,de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem" (Hebreus 11:3)
    A criação,segundo narrada em Gênesis,é uma verdade revelada por Deus.A Bíblia é o livro da verdade,como Jesus declarou:"Santifica-os na verdade;a Tua palavra é a verdade" (João 17:17)
    Agora veja o posicionamento de Jesus sobre o assunto.Em nenhum momento,ele mencionou,reinterpretou ou negou a criação como descrita em Gênesis 1 e 2.Em nenhuma fala,Ele deu qualquer indício de que a vida humana fosse consequência de um processo evolutivo ou de que os dias descritos em Gênesis se referissem a eras ou milhões de anos.Ao contrário disso,as referências de Jesus ao  relato da criação são bastante claras.
    Veja,por exemplo,a citação que Jesus fez de Gênesis,em mateus 19:4 e 5:"Não tendes lido que o Criador,desde o princípio,os fez homem e mulher e que disse:Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher,tornando-se os dois uma só carne?Aqui Jesus apresenta o Gênesis como um relato histórico e não alegórico.
    Observe João 1:1a 3:"No princípio era o Verbo,e o Verbo estava com deus,e o Verbo era Deus.Ele estava no princípio com Deus.Todas as coisas foram feitas por intermédio dEle,e,sem Ele,nada do que foi feito se fez". Jesus estava presente na semana literal da criação e exerceu papel ativo na formação do nosso planeta.
    O que Davi fala a respeito da origem do mundo e da vida?
    "Quando contemplo os Teus céus,obra dos Teus dedos,e a lua e as estrelas que estabeleceste,que é o homem,que dele Te lembres?E o filho do homem,que o visites?" (Salmo 8:3,4).
    "Vinde,adoremos e prostremo-nos;ajoelhemos diante do Senhor,que nos criou" (Salmo 95:6).
    Dessa forma, nem a Bíblia nem Jesus dão qualquer margem para duvidarmos da literalidade do relato da criação.Deus não usou a evolução para criar o ser humano nem qualquer outra forma de vida.Ele faou e tudo se fez!Esse é o poder criativo de um Deus onipotente que,diferentemente de nós,pode criar as coisas a partir do nada.
    Você pode ter certeza de que,para criar Adão,o Senhor Deus usou suas habilidades e o formou  com as próprias mãos.Isso também revela Seu amor para com todos nós.Fomos  feitos segundo Sua imagem e semelhança (Gênesis 1:26).Tentar compatibilizar a existência de Deus com a teoria da evolução é negar o relato da criação e a Bíblia toda;é um retrocesso espiritual.
    Líderes cristãos da atualidade têm se sentido livres para crer e ensinar que o relato da criação seja compatível com o evolucionismo.No entanto,Abraão,Moisés,Davi,Isaías,Jeremias,Daniel,Paulo,
Pedro e,sobretudo,Jesus Cristo não acreditavam dessa forma e jamais ensinaram tal coisa.
    Está diante de nós a escolha de acreditar na Bíblia ou no ser humano.Observe as palavras de Jesus sobre essa decisão:"Este povo honra-Me com os lábios,mas o seu coração está longe de Mim.Em vão Me adoram,ensinando doutrinas que são preceitos de homens" (Marcos 7:6,7).
    Com todo respeito e consideração,podemos e devemos discordar de qualquer ensino que esteja em desarmonia com a Bíblia.Como cristãos,é nosso dever estudar a Palavra de Deus e afirmar suas verdade.Conjugar a teoria evolutiva e a Bíblia em uma unica sentença parece ser confortável,mas logo percebemos que se trata de uma impossibilidade.Nessa escolha,só temos segurança se estivermos fundamentados unicamente nas verdades bíblicas reveladas pelo Deus eterno.
    Uma coisa devemos ter em mente:a ciência é um empreendimento de grande importância;devemos estimular o conhecimento científico em todas as áreas da vida.No entanto,a confiança na Palavra de Deus deve ser superior a tudo mais.Sabe por quê?A Palavra de Deus não contém verdades;ela é a própria verdade.Ela é a verdade revelada por aquele que é a verdade encarnada,Jesus Cristo,nosso criador,mantenedor e redentor!
    Quantas vezes teorias científicas são derrubadas por outras teorias também científicas,apenas para estas ultimas,mais tarde,também se demonstrarem equivocadas?Isso é próprio do método científico.A verdade de hoje pode não ser verdade amanhã.A fragilidade das descobertas e das verdades humanas não nos permite desenvolver princípios permanentes sobre elas.Com a Bíblia é diferente.Muito tempo antes de a ciência moderna surgir,a Palavra de Deus já declarava os segredos e as maravilhas do universo,afirmando estar a Terra suspensa "sobre o nada" (Jó 26:7),revelando o formato do nosso planeta (Isaías 40:22)e indicando que o ar tem peso (Jó 28:25).
    Um astrônomo chamdo Maurice T. Brackbill,professor emérito de matemática no Eastern Menonita College,declarou,como resultado de seus estudos das Escrituras,que há 325 referências à Física na Bíblia.
    Nenhum cristão genuíno é contra a ciência ou contra o avanço  do conhecimento.Entretanto,
como em todas as àreas da vida,a ciência também tem seu lado falível.Por isso,às vezes,chega a prestar um serviço a interesses por uma ciência incerta e conduzida por pessoas falíveis.Não podemos ser seduzidos por uma ciência incerta e conduzida por pessoas falíveis.A verdadeira ciência termina confirmando a Bíblia até mesmo em detalhes menores,pois Seu autor não pode errar.
    Como cristãos,entendemos que Adão e Eva de fato existiram.Eles foram pessoas históricas,das quais a raça humana descende.Descrer da literalidade do relato de Gênesis é o mesmo que negar a queda de Adão e Eva e a entrada do pecado no mundo.Também teríamos de negar Deus como o autor da instituição do casamento,uma vez que tudo no livro de Gênesis passaria a ser visto de forma alegórica.O sétimo dia,por exemplo,como dia de descanso,não faria sentido se os dias ali descritos não fossem literais.Logo,a tentativa de acomodar o evolucionismo à visão bíblica se mostra como sendo levadas por essa ideia aparentemente interessante e acadêmica.Contudo,há perigos no meio do caminho.Consideremos alguns deles:
    Primeiro,tentar harmonizar a teoria da evolução com o relato de Gênesis traz consequêmcoas devastadoras para a fé cristã.Se Deus é o originador do processo evolutivo,em certo sentido,Ele também seria a origem das demais catástrofes derivadas do acasou ou da história,como o pecado,as enfermidades e a morte.Assim como uma criança que constrói um castelinho de areia somente para depois destruí-lo,Deus teria nos trazido à vida só para depois nos ver morrer.Se Deus coordenou o processo evolutivo e não administrou seus efeitos e defeitos,então Ele seria um Deus descuidado e isso teria causado a morte de bilhões e bilhões de pessoas ao longo dos milênios.Assim,tentar compatibilizar a teoria da evolução com a criaço divina é desastroso.
    Satanás sempre tentou destruir a Bíblia.É verdade que essa presente tentativa é mais elaborativa.No entanto,assim como nas outras vezes,ele não terá sucesso.A verdade bíblica continuará a brilhar e manter a chama da esperança para os sinceros e inteligentes filhos de Deus.
    Um segundo perigo para os cristãos tem a ver com a responsabilidade e a culpa.Se Deus usou o processo evolutivo e seletivo para nos criar e a história da queda não é verdadeira,então que culpa teríamos de nossa maldade e dos pecados cometidos?Diríamos que simplesmente nascemos assim.A culpa seria do processo evolutivo e não haveria por que responsabilizar as pessoas por seus atos.Ninguém culpa uma criança por nascer cega.Por que razão Jesus viria nos salvar do pecado se não somos moralmente responsáveis?Então Jesus teria vindo nos salvar do problema que Ele mesmo criou?
    Não podemos permitir que uma ciência humana unida a um falso cristianismo nos leve para longe de Deus e da verdade.Paulo escreveu a Timóteo:"Toda a Escritura é inspirada por Deus e util para o ensino,para repreensão,para a repreensão,para a correção,para a educação na justiça" (2 Timóteo 3:16).A Bíblia deve ser nossa unica regra de fé,nossa salvaguarda para nos livrar de todo tipo de engano.
    Está diante de nós uma questão de escolha e de fé.Devemos orar para vencer,com a Palavra de Deus,mais essa disputa.A expectativa do Céu é de que a verdade destrua a mentira,e que você se posicione firme ao lado da revelação divina e seja mais uma voz em favor de Deus e de Sua Palavra.,mantendo divorciado aquilo que não pode ser harmonizado.
    Conheça melhor o livro da esperança:a Bíblia
    1- Quem criou os céus e a Terra? (Gênesis 1:1).
    2- Por intermédio de quem criou Deus todas as coisas? (Colossenses 1:13-16).
    3- À imagem de quem o ser humano foi criado? (Gênesis 1:26,27).
    4- O que podemos perceber por meio das coisas criadas? (Romanos 1:20).
    5- Que razões temos para adorar a Deus? (Salmo 95:5).
    6- O que entendemos sobre a origem de todas as coisas? (Hebreus 11:1-3).
    7- Como Jesus considerou o relato da criação em Gênesis? (Mateus 19:4,5).
  8- Qual era o objetivo de deus ao criar a Terra? (Isaías 45:18).
   9- O que os céus nos declaram até hoje? (Salmo 19:1).
  10- Devemos seguir a Bíblia ou as opiniões de líderes religiosos? (Marcos 7:6,7).
Esperança Viva